Sobre Nós

Sobre Nós

Programa Música para bebês:

20 anos de novas histórias!

Janaína Condessa Educadora musical Sementes Cem
Janaína Condessa – Idealizadora do Sementes

Tudo começou na sua infância, fase que Janaína iniciou seus estudos em música como flautista e cantora. Aos 22 anos, quando já ocupava os palcos de sua cidade natal, Porto Alegre-RS, Janaína decidiu se lançar no Brasil, disseminando sua prática didática e artística no Rio de Janeiro.

No Rio, teve experiências na área de formação de pedagogas e se apaixonou pela área. Nesta época, já contribuía com práticas educativas como educadora e como formadora nas áreas de motivação, música, dança e voz na educação infantil.

O Sementes foi idealizado em 2014 como resultado das múltiplas passagens pelas melhores referências em Educação e Educação Musical.

É um centro de música, artes e movimento que realiza pesquisas contínuas em educação e no desenvolvimento infantil. Em termos de números plantamos novas sementinhas das melhores referências em Educação em mais de 10.000 crianças e adolescentes, em mais de 50 escolas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília.”

A Professora Janaína Condessa é mestre em Educação Musical (UFRGS) e pesquisadora nas áreas de psicologia infantil, motivação para aprender e educação musical há mais de 20 anos. 

Flautista e cantora, iniciou seus estudos com 9 anos no Projeto Prelúdio (Extensão – UFRGS) e teve longa trajetória de performance no Conjunto de Câmara de Porto Alegre e em diversos espetáculos artístico-musicais barroca, renascentista, contemporânea e de música brasileira.

Também participou ativamente da vinda do ISME 2014, o maior evento global da Educação Musical que ocorreu em Porto Alegre.

Atuou como professora de música e psicomotricidade no curso superior para pedagogas no Instituto Pró-Saber (RJ), na Licenciatura em Música da UnB e foi coordenadora do Núcleo de Pessoas com Necessidades Especiais do Instituto Federal de Brasília.

Sobre Nós 9
Projeto Prelúdio e Conjunto de Câmara de Porto Alegre


Inspirações da Professora Janaína


Sobre Nós 10
Prof. Dra. Esther Beyer (in memoriam)

Pesquisadora do desenvolvimento de inteligência de bebês, a Doutora Esther  trouxe da Alemanha, berço dos primeiros “Kindergarten”, as primeiras referências em educação musical para a primeira infância. É considerada uma das precursoras do movimento da profissionalização da Educação Musical no Brasil. Além de psicóloga e educadora musical, trouxe da Alemanha (onde concluiu seu Doutorado em Psicologia da Música pela Universidade de Hamburgo) inspirações para implementação do projeto de extensão “Música para Bebês” na UFRGS (Universidade Federal Rio Grande do Sul) em 1999, projeto pioneiro no Brasil. 

A Professora Esther ainda participou ativamente de associações como a Early Childhood Music Education (ECME), uma das comissões da International Society for Music Education (ISME), e da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). Infelizmente, após descoberta de um câncer agressivo veio a partir muito cedo, em 2010, aos 47 anos.

Neste link, a ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) faz bela e justa homenagem à notável Professora. Deixou pesquisas de grande relevância e até hoje é considerada uma das maiores referências em estudos em educação musical e nas concepções psicológicas da interação musical com bebês.

A professora Dra. MADALENA FREIRE é professora primária, arte-educadora e pedagoga. Dedica-se desde 1981 à formação de educadores com grupos de reflexão e estudo. Foi fundadora do Espaço Pedagógico em São Paulo e prestou assessoria a instituições públicas e particulares em todo o território nacional.

Atualmente, é Diretora do curso de formação de professores de educação infantil – Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS), no Rio de Janeiro.

É autora de vários artigos e publicações e dos livros A Paixão de Conhecer o Mundo (1983) e Educador (2008), ambos pela editora Paz e Terra.

A professora Janaína Condessa foi professora orientadora de TCC do Instituto Pró-Saber no Rio de Janeiro (2013). E a convivência em um dos melhores Institutos de Educação do país reforçou para dentro do Sementes olhar inovador na formação permanente de professores.

Madalena Freire
Madalena Freire -Diretora do Instituto
Pró-Saber
Sobre Nós 11
Prof. Dra Liane Hentschke

A professora Dra. Liane Hentschke foi grande inspiradora para Janaína construir o Sementes CEM. Sua postura ética, excelência metodológica e longa experiência como professora-pesquisadora na UFRGS deu ênfase à relação da práxis de sala de aula. Com rigor metodológico, trouxe muitas reflexões do simples fazer para pensar sobre a prática do professor na interação aula-instrumento-professor-espaço.

A Professora é Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra, com Pós-Doutorado na mesma instituição.

Foi Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (2013-2014); Presidente da International Society for Music Education – ISME entre 2004 e 2010 e responsável pelo único evento mundial da organização em um país abaixo da Linha do Equador, aqui no Brasil, em Porto Alegre (2014) – ISME 2014.  

Ocupou também a Vice-Presidência do International Music Council – IMC, órgão assessor de educação musical para a UNESCO.

Janaína promoveu projetos de educação musical escolar e familiar em Porto Alegre e Rio de Janeiro e em Brasília desenvolve diversos programas e cursos voltados para áreas educacionais e artísticos-culturais.

Atua como palestrante em faculdades, na formação de professores, em consultorias educacionais além de coordenar programas pedagógicos em escolas de educação infantil em Brasília.

Apoia diversas iniciativas para proteção de crianças em situações de vulnerabilidade social.

Pelas crianças, pelas famílias. Por uma nova geração de novas sementes a formar os cidadãos do futuro enculturados tanto artisticamente como musicalmente falando. 

Quer saber mais? 

Então veja no nosso BLOG o que preparamos pra você!

Sobre Nós 12
Correio Braziliense: Voluntárias no Lar Padre Cícero