Na Mídia

Música para crianças ultrapassa benefício das habilidades motoras e alcança ganhos sócio-emocionais

Música para crianças ultrapassa benefício das habilidades motoras e alcança ganhos sócio-emocionais 7

Música para Pais e Bebês

Portal Uai: Pais podem estimular o contato com as melodias antes mesmo do nascimento, afirmam especialistas. Um dos primeiros programas de música para bebês no Brasil surgiu pela Professora Doutora Esther Beyer que retornando da Alemanha, berço dos primeiros “kindergarten” implantou o primeiro programa de música para bebês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1999.

A professora Janaína Condessa, Diretora do Sementes Cem participou da implantação do programa-piloto que viria
a ser referência em educação musical para bebês no Brasil.

Música para crianças ultrapassa benefício das habilidades motoras e alcança ganhos sócio-emocionais 8

Doutora em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lilia Rosa acredita que o incentivo musical deve começar a acontecer até antes do nascimento. “A música pode e deve ser introduzida desde a vida intrauterina, pois o feto, aos 5 meses de gestação, ouve, arquiva e identifica músicas cantadas pela mãe, além de sons diversos do organismo”, afirma. Rosa explica que o processo de aprendizado musical para bebês em escolas estimula as crianças por meio de escutas, cantorias, brincadeiras, danças e dramatizações.

A lista de benefícios não para por aí. “Eles desenvolvem a concentração, ouvindo histórias sonorizadas e tocando instrumentos; a livre expressão e a criatividade, com atividades espontâneas; e as habilidades psicomotoras, por meio de danças e outras atividades”, enumera Janaína Condessa.

Benefícios sócio-emocionais

A pediatra Renata Colaço Ribeiro, 38 anos, matriculou a filha Bianca, 1 ano e 5 meses, nas aulas de musicalização para bebês motivada justamente pelos benefícios extramusicais. “Devido à minha profissão, tenho noção da importância da música para as crianças. A vontade de estimular vários aspectos do desenvolvimento foi o gatilho para o interesse”, explica. Bianca começou a participar aos 9 meses, e a mãe conta que as aulas auxiliaram muito na socialização da garotinha. “Ela é filha única. Ajudou muito a ter contato com outras crianças. A socialização pela música fez uma grande diferença na vida dela.”

A vontade de que a filha Angélica, 1 ano e 7 meses, tivesse aulas de musicalização veio da proximidade que a mãe Poliana Naves, servidora pública de 36 anos, tinha com o mundo musical. Poliana canta e tem uma banda com amigos. “Como tenho uma relação forte com a música, assim que Angélica nasceu procurei colocá-la para fazer as aulas”, lembra. Essa foi a motivação maior, mas, segundo Poliana, os benefícios realmente ultrapassam apenas o aprendizado musical. Como é comum ouvir de outras mães, ela acredita que o processo trouxe uma aproximação mais forte com a filha. “É o momento de fazermos algo juntas, distante das obrigações”, afirma.

Música para crianças ultrapassa benefício das habilidades motoras e alcança ganhos sócio-emocionais 9

Assim, acompanhar as canções e tentar cantá-las colaborou para que a menina tivesse mais facilidade para falar. “Melhorou a criatividade, a percepção de sons e a coordenação motora, com as brincadeiras de fazer barulhos com as mãos e com a boca”, conta Poliana, que tem total apoio do marido, Lourival, na iniciativa. Lúdicas e cheias de brincadeiras, as aulas são para as duas, mãe e filha, um momento de alegria. “Quando chega o sábado, que é o dia de aula, ela fica superanimada. Evitamos ao máximo faltar porque nós duas gostamos muito”, diz a servidora pública. Poliana torce para que a filha nunca se afaste dos sons. “Eu adoraria que ela continuasse mais tarde e tivesse um desenvolvimento na música.”

E então, gostou da matéria? Gostaria de saber mais sobre nosso programa de música para pais e bebês? Então clique aqui e saiba mais!

#musicalizaçãoinfantil #musicanainfancia #musicabrasilia #educacaomusical

Fonte: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2013/12/01/noticia_saudeplena,146558/musica-para-criancas-ultrapassa-beneficio-das-habilidades-motoras-e-al.shtml

posteriormente porquanto
Mas, contudo, todavia, entretanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *