Na Mídia

TV Brasil: As canções que você fez pra mim

Janaína Condessa Educadora musical Sementes Cem

Caminhos da Reportagem – TV EBC Brasil: Todos têm uma “trilha sonora” que lembra algo do passado canções que

TV Brasil: As canções que você fez pra mim 4

O Caminhos da Reportagem conversa com pessoas que têm uma trilha sonora para cada momento da vida, com músicas que parecem feitas sob medida.

No caso de Gustavo e Deniza, não apenas uma, mas várias canções embalaram momentos do casal. Desde quando se conheceram até o casamento.

Grandes músicos, como Ney Matogrosso, Toquinho, Dori Caymmi e Hamilton de Holanda, relatam suas memórias musicais, muitas vezes presentes em suas canções ou nos bastidores da criação de algumas delas.

Ainda contam como é criar uma obra e depois esta se tornar a música da vida de muita gente.

Em uma rádio, um locutor descreve a experiência de se traduzir músicas para os ouvintes, que muitas vezes acham a melodia boa, mas se surpreendem com o significado da letra.

Várias pessoas contam como a memória musical foi formada, ainda na infância, por meio da influência dos pais. E pais que refletem hoje e observam que nem sempre foram a influência musical esperada para os filhos.

De fato, esta viagem por dentro das memórias e das músicas faz todo o sentido no cérebro humano, que associa melodias e letras a tempos que já passaram, a pessoas, a momentos que nos fazem inventar, como disse Roberto Carlos, “as canções que você fez para mim.”

Essa edição do Caminhos da Reportagem venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015, na categoria Nacional/Cultura: Reportagem de Televisão.

Link original: http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/as-cancoes-que-voce-fez-pra-mim

Reportagem: Gilberto Costa
Produção: Gilberto Costa, Carlos Molinari
Apoio à Produção: Flávia Lima, Beatriz Abreu, Linei Lopes, Carolina Pessoa, Fernanda Balsalobre, Thaís Rosa
Edição de Texto: Carina Dourado
Apoio à Edição: Paulo Eduardo Barbosa
Edição de imagens e finalização: Fábio Lima
Imagens: André Pacheco e Sigmar Gonçalves. Manoel Lenaldo, Robson Moura, Marcelo Magalhães, Osvaldo Alves, Rafael Oliveira, Jorge Brum, João Ferreira e Silvana Neitzke, Eduardo Viné, Amancio Ronqui
Auxiliares técnicos: Alexandre Souza e Edivam Viana, Rafael Calado, José Aderaldo, Mariano da Paz, Cristiano Lopes, Edgar Monteiro, Jairom Rio Branco, Severino Alves da Hora
Arte: Rodrigo Ximenes

#premiopetrobrasjornalismo #tvebc #JanainaCondessa #musicaparabebes assim. 

Porém. Contudo; todavia. no entanto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *