Blog

Educacao Musical | Música acelera aprendizagem nas crianças

Educacao Musical | Música acelera aprendizagem nas crianças 1

Você sabia que aulas de instrumentos musicais pode ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem?

Leia o artigo e saiba como:

A música para crianças permite levar sorrisos onde há tristezas e ainda ajuda crianças com dificuldades de aprendizagem.
Ao contrário do que muitos pensam, as crianças que possuem dificuldade de aprendizagem podem sim se desenvolverem e fazer grandes feitos.
Um ótimo exemplo é o caso de Einstein.

O físico possuía transtorno de aprendizagem que afetava sua leitura e escrita. Ele também possuía dislexia e em vários momentos da sua vida escolar, teve problemas com a rotina. Isso porque, ele não conseguia acompanhar o ritmo das aulas. Mesmo com o transtorno, Einstein é considerado um gênio e obteve sucesso.

Por isso, repito: crianças com dificuldade de aprendizagem podem sim conseguir grandes realizações. Elas possuem uma grande capacidade de se desenvolverem e é sobre isso que vamos conversar para que você possa entender mais sobre o assunto. Confira!

 

A música para crianças pode ajudar, mas como identificar que a criança possui dificuldade de aprendizagem?

 

educação musical aprendizagem

É normal que alguns transtornos de aprendizagem sejam identificados ainda na infância, como a dislexia ou a discalculia. Esse último é a dificuldade com habilidades matemáticas. Porém, para que isso ocorra, é preciso que a escola e os pais estejam atentos a alguns sinais.

Normalmente, crianças com dislexia possuem as seguintes dificuldades:

  • Dividir palavras em sílabas;
  • Relacionar o som com a letra;
  • Ler palavras simples e monossilábicas, como pé, mão e rei;
  • Reconhecer fonemas;
  • Soletrar e escrever palavras sem cometer erros com frequência;

Fora isso, frequentemente essas crianças podem:

  • Confundir letras que tenham poucas diferenças na escrita, como i-j, m-n, v-u;
  • Trocar letras que possuam formatos similares, como o b-p;
  • Escrever letras na ordem inversa, como por exemplo “iap” ao invés de “pai”;

 

Como a música pode ajudar a criança a vencer essas dificuldades?

A educação musical trabalha o cérebro de forma ativa. É fato que a música é uma ferramenta poderosa para a educação das crianças.
É comprovado que ela ajuda nos processos de concentração e raciocínio lógico. Por isso, a educação musical infantil se faz necessário.

Há uma grande relação entre o aprendizado e a música. Isso acontece porque as duas habilidades ficam localizadas na mesma área cerebral. Devido a esse fator, crianças que possuem dificuldade de aprendizagem são estimuladas a desenvolver o conhecimento musical. Por causa disso, músicos que estudam e praticam por bastante tempo, tendem a ter uma capacidade de linguagem maior que a média. Além disso, eles também diferenciam sons mais facilmente e aprendem línguas estrangeiras.

Apesar do cérebro não possuir um “centro musical”, ele trabalha várias áreas para interpretar ritmos, sons, timbres, decodificações e etc. Por isso, fazer a inclusão da música nos processos de aprendizagem, é uma forma de garantir um bom aliado nesse trabalho.

Como usar a música para ajudar a criança a vencer as dificuldades de aprendizagem?

Há várias formas de fazer com que a criança tenha educação musical para vencer essas dificuldades.
E o melhor é que é possível trabalhar esse processo sem tornar o trabalho cansativo ou desagradável para a criança.

Veja abaixo algumas dicas:

  • Estudar músicas em grupo

Mesmo quando bebê, a criança pode ser colocada em grupos de musicalização infantil. A interação com o grupo irá facilitar o desenvolvimento pessoal da criança.

  • Dançar junto com a música

A dança traz muito prazer, além de ser uma forma de expressão. Crianças que possuem alguns transtornos, como a hiperatividade, devem se movimentar para superar as dificuldades.

Desenhar aquilo que ouve Faça com que a criança utilize a imaginação e pense em conjunto com a música que está ouvindo. O desenho é uma forma divertida de consolidar emoções, pensamentos e se expressar.

  • Ler livros de música

A leitura proporciona a construção do foco, vocabulário, concentração, fala, escrita e linguagem. Para proporcionar isso para a criança, procure livros interativos que tenham sons.

Não deixe de incentivar a educação musical desde cedo. Não é preciso esperar a criança crescer para que ela desenvolva essas habilidades.

Se é verdade que não há idade para adentrar o mundo da música também é verdade que em idade escolar quanto mais cedo se entrar no mundo da música, mais áreas do cérebro serão ativadas acelerando processo de aprendizagem nas demais áreas do conhecimento.

Até mais!

E então? Conheça nossos diversos programas de música e artes! Clique aqui e conheça nossa abordagem no ensino de instrumentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *