Blog

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem 1

Você sabia que a música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem?

Existem crianças que possuem dificuldade de aprendizagem quando o processo é feito de forma tradicional. Se você tem um pequeno desses em casa, saiba que há solução. A música pode ser uma grande aliada na alfabetização das crianças.

Isso porque, quando a criança passa a ter uma melhor desenvoltura com a música e seus elementos, ela desenvolve mais facilmente a fala, leitura e escrita. Ao contrário do que se pensa, as crianças não aprendem apenas com um formato tradicional em sala de aula.

As crianças precisam passar por aprendizagens dentro e fora da escola para potencializar suas experiências, informações e vivências. E a música pode ser uma base para que esses novos conhecimentos sejam adquiridos.

Afinal, ensinar uma criança a ler e a escrever pode acabar sendo um pouco trabalhoso. Quer saber como a música pode ajudar crianças a desenvolverem sua linguagem? Continue conferindo esse artigo. Abaixo você vai conhecer algumas razões para usar a música nesse processo. Boa leitura!

Concentração e música: dois elementos que combinam

Se o seu filho possui dificuldade de aprendizagem, experimente introduzir a música nas suas atividades diárias. A música é capaz de melhorar a atenção e a memória da criança.

Quando as crianças participam de atividades musicais, sejam tocando algum instrumento, cantando ou dançando, elas trabalham melhor o cérebro. Isso porque, o processo exige que as crianças escutem atentamente para que padrões sejam mantidos na sua memória.

Dessa forma, a criança desenvolve habilidades que são essenciais para o desenvolvimento de uma leitura bem-sucedida.

A música ensina uma variedade de habilidades de linguagem

Assim como a leitura, a música também ajuda no aprendizado de novas palavras. Isso acontece porque a música incentiva habilidades de alfabetização precoce, uma vez que ela expõe as crianças aos padrões de linguagem.

Isso inclui os padrões básicos de ortografia, padrões de frases, rimas e partes de um discurso. Isso faz com que a criança estenda seu conhecimento e possua um vocabulário melhor, desenvolvendo seu senso de sequência e história.

A música desenvolve uma atitude positiva em relação ao aprendizado

Pense um pouco e responda: você se sentiria mais confortável em um ambiente acolhedor? Com certeza, não é mesmo? O mesmo vale para as crianças. Elas aprendem e se desenvolvem melhor quando estão em um ambiente positivo. Isso porque elas se sentem mais seguras e apoiadas.

Fora isso, é difícil que uma criança desenvolva alguma atividade na qual ela recebe pouca ou quase nenhuma atenção. Por meio do compartilhamento de músicas, educadores podem acabar criando laços sociais com os alunos.

Com isso, é possível criar um ambiente favorável para que o desenvolvimento da linguagem seja envolvente e divertido. Dessa forma, é possível que crianças que possuem dificuldade de aprendizagem, consigam se desenvolver de rapidamente e sem maiores problemas.

A música desenvolve formas complexas de pensamento

A música é capaz de desenvolver um pensamento abstrato, uma vez que envolve várias partes do cérebro. Quando a criança é exposta desde pequena aos ritmos musicais, ela possuirá uma facilidade de melhorar o seu raciocínio.

Além disso, os professores podem usar a música para aprofundar o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais leve e descontraído. Basta planejar bem as atividades musicais. Assim é possível que, mesmo crianças mais dispersas, consigam ser envolvidas e motivadas por meio da música.

Se você quer colocar essa ideia em prática, aqui vão três dicas preciosas de como incluir a música nas atividades de desenvolvimento de linguagem:

  • Utilize livros de músicas para ensinar vocabulário oral e escrito;
  • Utilize vídeos de músicas para que os alunos aprendam habilidades de linguagem;
  • Componha ou faça os alunos comporem em conjunto, uma trilha sonora para o livro favorito da turma;

Seguindo nossas dicas e incluindo a música nas atividades de desenvolvimento de linguagem, as crianças não terão dificuldade de aprendizagem.

Faça isso e permita que os pequenos vejam o mundo com outros olhos.

 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *